O Instituto de Desenvolvimento Social Sustentável (IDESS) segue avançando com as ações no município de Tamboril e região, por meio do novo contrato de implantação de tecnologias sociais de acesso à água e de fomento à produção agroecológica. Atualmente, mais de 50% das obras de construção das cisternas de enxurrada e calçadão já estão concluídas, representando uma etapa importante do cronograma.
Além da construção das cisternas, está em andamento a fase de escavações com o apoio de máquinas retroescavadeiras, possibilitando a instalação adequada das tecnologias. Algumas unidades já foram finalizadas, enquanto outras seguem em plena execução.
Paralelamente às obras físicas, as equipes técnicas do IDESS atuam na elaboração dos diagnósticos e dos projetos produtivos dos beneficiários. Como parte desse processo, é realizada a “caminhada transversal”, uma visita técnica detalhada ao terreno das famílias. Esse momento permite identificar a diversidade produtiva existente, os potenciais de uso da terra e os desafios enfrentados.
Com base nessas informações, cada família participa ativamente da elaboração do seu Projeto Produtivo, definindo como irá investir o recurso do Fomento Rural, no valor de R$ 4.600,00, assegurado dentro do projeto. A proposta visa fortalecer a autonomia das famílias agricultoras, promovendo segurança hídrica e ampliando a capacidade de produção de alimentos.
Com a chegada das cisternas, será possível superar um dos maiores desafios enfrentados pelas famílias da zona rural: a escassez de água. A água captada das chuvas será utilizada para irrigação, produção de alimentos e fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica.